Livros

PEDAGOGIA DO OPRIMIDO

Escrito durante o exílio, quando morava no Chile, em 1968, o livro Pedagogia do Oprimido é considerado a obra mais completa e importante de Paulo Freire. Traduzida em mais de 20 idiomas, tornou-se referência para o entendimento da prática de uma pedagogia libertadora e progressista. Nela, estão os temas que sustentam a concepção freireana: conscientização, revolução, diálogo, cooperação, entre outras.

Moacir Gadotti, no livro Convite à Leitura de Paulo Freire, afirma que na Pedagogia do Oprimido a ótica de classe do autor “aparece mais nitidamente: a pedagogia burguesa do colonizador seria a pedagogia bancária. A consciência do oprimido encontra-se imersa no mundo preparado pelo opressor; daí existir uma dualidade que envolve a consciência do oprimido: de um lado, essa aderência ao opressor, essa hospedagem da consciência do dominador (seus valores, sua ideologia, seus interesses, e o medo de ser livre) e, de outro, o desejo e a necessidade de libertar-se. Trava-se, assim, no oprimido, uma luta interna que precisa deixar de ser individual para se transformar em luta coletiva”.

Download

______________________________________________________


Violência na escola: Um guia para pais e professores

Este livro é resultado de pesquisas realizadas pelo Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) sobre as diferentes formas que a violência pode assumir no cotidiano da escola, indo da não resolução de pequenos conflitos que fazem parte das dinâmicas de relações interpessoais presentes no ambiente até os casos extremos de violência que interferem na rotina e no aprendizado escolar. Nesse sentido, são abordados temas como violência institucional, assédio moral (bullying) e alguns aspectos entre violência e as condições sociais e infra-estruturais tanto da escola como de seu entorno. Por fim, são apresentadas e discutidas algumas experiências que podem servir como alternativas para redução dessa violência.

Download

______________________________________________________